Hora Certa do Bifão

ACOMPANHE O BIFÃO NO TWITTER

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DA SÉRIE: HISTORINHAS DO BIFÃO...

Licitação de Obras em um estado do Brasil


Conta o Pitu que um governador queria construir uma ponte de tamanho razoável, ligando um município a outro. Como de praxe, ele chamou alguns empreiteiros para fazer um levantamento dos custos. O primeiro, ligado a um grupo japonês, se propôs a cobrar 4 milhões de dólares
_ Um milhão pela mão de obra, um milhão pelo material e dois milhões que serão o meu lucro. 
O governador anotou e esperou o segundo concorrente, ligado a um grupo francês.
_ Cobro seis milhões de dólares. Dois pela mão de obra. Dois milhões pelo material e, é claro, dois milhões do meu lucro. Mas garanto a construção em curto prazo.
O governador estranhou, mas anotou novamente. Agora ele iria ouvir a proposta de um grupo americano.
_ Faço por oito milhões de dólares. Dois pela mão de obra, três pelo material, que é de primeiríssima classe, e três que é ou meu lucro. E garanto que ninguém o fará em tempo menor.
Mais uma vez o governador anotou e esperou a resposta do último empreiteiro. Um brasileiro acostumado a fazer obras para outros governos...
_ Eu faço por 12 milhões de dólares
_ Mas a sua proposta é mais cara que todas as outras?
_ Eu sei, mas é a melhor de todas.
_ Como assim?
_ Um milhão é pela mão de obra japonesa três milhões pelo material de primeiríssima do americano. Os outros 8 milhões a gente divide meio a meio. E eu ainda arrumo os “laranjas” para abrir as contas...
  Passa por sua cabeça quem venceu na concorrência???​


Nenhum comentário: