Hora Certa do Bifão

ACOMPANHE O BIFÃO NO TWITTER

sexta-feira, 20 de março de 2015

DA SÉRIE: HISTORINHAS DO BIFÃO...



Mania de grandeza.

         O Brasileiro tem mania de grandeza. Tudo aqui é maior. Somos o país mais corrupto do mundo, temos a maior floresta tropical do mundo, as praias mais bonitas do mundo. Já tivemos o maior estádio do mundo, temos a maior carga de imposto do mundo, a maior dívida do mundo etc. A Copa foi a “maior vergonha” do mundo. Nada de pobreza por aqui. Tudo tem de ser grande.
         Sempre tem alguma coisa em que os brasileiros exageram nas medidas. Por falar em medidas, você já viu brasileiro admitir as reais “medidas dele”? Ninguém sai por aí revelando que tem um “negocinho” ou um “negócio de médio porte”. Todo mundo tem um “negócio grande”, para não dizer “enorme”. Mas, segundo algumas mulheres, alguns homens prometem “multinacionais”, porém, na hora de ir para o “tatame”, elas descobrem que o parceiro é dono de uma “microempresa”. E, mesmo assim, é difícil de fazer o troço funcionar a contento. Se é que me faço entender.
         No Brasil a única coisa que se admiti ser pequena é a mentira. Vai daí existe aquele ditado que diz: “mentira tem pernas curtas”. O cara sai com uma mulher ele não admite que ela seja normal.
_ Cara, estou saindo com um “mulherão”. Você precisa ver.

       E quando você vê a figura fica com aquela famosa cara de quem perdeu o bilhete e não sabe se ganhou na Mega Sena, já que o prêmio não foi reclamado.

         Ou então o cara está saindo com uma mulher bonita. E, aí, ela já vira um ícone da beleza universal.
_ Estou saindo com a “maior lindona”.
         Os brasileiros adoram também dizer que os seus carros são grandes. Às vezes o cara tem um Fusquinha 1900 e vovó era virgem. Mas não perde a pose:
_ Já viu o meu carrão?
         No futebol aqui também é tudo no aumentativo. O garoto é um jogador de razoáveis habilidades. Logo ele vira “um cracão” de bola. Se o elogio for feito por algum parente (por pai ou mãe, por exemplo, ou, quem sabe, uma tia coruja), aí o garoto já vira um “fenômeno”.
 Os campeonatos regionais são todos nessas condições. É Cariocão, Paulistão, Mineirão, Gauchão. Até o campeonato nacional é conhecido como Brasileirão. Segundo o Pitu, meu grande amigo, se alguns países imitassem o Brasil ficaria complicado pronunciar os nomes das competições.
_ Imagine o campeonato no Peru?  No Nepal? O campeonato de Cuba? No Butão? Na Merdeka? Era só o locutor pronunciar o nome e a emissora sairia do ar imediatamente.
         E assim é o Brasil. Tudo aqui é o maior. Ou seja: o Brasil, na visão de muitos brasileiros, é uma “grande Itu”. Não vou nem me surpreender se alguém disser, qualquer dia desses, que revisou a Bíblia e descobriu que Jesus Cristo nasceu no Brasil. Mais precisamente em Belém... do Pará. Se assim for, a crucificação deve ter ocorrido em Brasília, pois lá está a maior “concentração de Judas” do mundo. Se é que vocês me entendem...

Nenhum comentário: